quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Classificação dos lipídeos


Os lipídeos são moléculas orgânicas formados pela união de um ácido e um álcool que se dá o nome de ésteres, sua composição biomolecular é composta por oxigênio (O), carbono (C) e hidrogênio (H).





Os lipídeos são classificados em três grupos: simples, compostos e derivados.

Lipídios simples (glicerídeos e cerídeos) Os glicerídeos são gorduras (encontradas em animais) e os óleos (encontradas em vegetais), que são formados através da junção do glicerol (triálcool) com mais três ácidos graxos (palmítico, esteárico, oleico e outros). Sendo que as gorduras neutras (triglicerídeos) estão presentes em praticamente todos os tipos de células animais e os óleos estão presentes nas plantas, em particular nas sementes, como por exemplo: No milho, algodão e soja. Os cerídeos (ceras) são formados pela associação de ácidos graxos e de álcoois superiores, eles são produzidos pelos animais e vegetais

Lipídios compostos
São aqueles que apresentam outros agrupamentos que se dividem em fosfolipídios (ácidos graxos, glicerol, ácido fosfórico e um derivado nitrogenado), cerebrosídeos (ácidos graxos, galactose ou glicose e uma base nitrogenada) e esteroides que são derivados do colesterol.

Lipídios derivados
Substâncias produzidas principalmente através da hidrólise/decomposição dos lipídios simples e compostos, onde podemos destacar os esteroides, onde um dos mais importantes é o colesterol, uma vez que este faz parte da membrana plasmática nas células animais.



Alimentos ricos em lipídeos



http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/lipidios


Neilane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário